terça-feira, 12 de março de 2013

Cardeais entram na Capela Sistina para iniciar eleição de novo papa


Os 115 cardeais que participarão do conclave fecharam as portas da Capela Sistina por volta das 17h30 no Vaticano (13h30 em Brasília). No local, os religiosos ficarão em clausura até definir o substituto do papa emérito Bento 16, que renunciou em 28 de fevereiro.

A cerimônia de entrada começou por volta das 16h15 (12h15 em Brasília) com uma oração inicial na Capela Paulina. No ritual, o cardeal Giovanni Battista Re, purpurado que presidiu o ato, lembrou aos colegas que eles estão no Vaticano para escolher o novo pontífice.

Em seguida, foi feita uma procissão, que atravessa a chamada Sala Régia para chegar à Capela Sistina, que fica ao lado da Paulina. Após o fim do cortejo, cada um se posicionou em seus lugares e, em seguida, tomou o juramento para participar da eleição.

O último passo foi o fechamento da capela, o chamado "extra omnis", quando os cardeais pedem a saída de todos os que não são cardeais. A partir deste momento, os religiosos ficarão reclusos para escolher o novo comandante da Igreja Católica.

No período, que pode durar dias, a única comunicação sobre as decisões tomadas no conclave é feita pela fumaça que sai da chaminé da capela.

A fumaça é produzida pelas queima das cédulas de votação. Se for da cor preta, não houve decisão sobre o novo pontífice. Caso seja de cor branca, os sinos da Basílica de São Pedro soarão, em sinal de que o papa foi escolhido.

A previsão é que as votações comecem ainda nesta terça-feira e que o primeiro resultado saia por volta das 20h (16h em Brasília), quando as cédulas devem ser queimadas. A primeira votação costuma servir como uma espécie de peneira para selecionar os candidatos que vão polarizar a disputa, pelo que a fumaça deverá ser preta.

Os últimos 15 conclaves levaram no mínimo dois dias, mas analistas especulam que a escolha do novo papa deva terminar em cinco dias. Em 2005, o cardeal Joseph Ratzinger foi escolhido como papa em três dias de votação.

...


De ornal FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário