quinta-feira, 21 de março de 2013

Moody’s rebaixa notas de BNDES, BNDESPar e Caixa



RIO – A Moody’s rebaixou nesta quarta-feira as notas do BNDES, de seu braço de investimento em participações, BNDESPar, e da Caixa Econômica Federal, citando como motivo o envolvimento das instituições nas “políticas anticíclicas” do governo brasileiro. A agência de classificação de risco diminuiu o rating de longo prazo do BNDES, do BNDESPar e da Caixa de A3 para Baa2, ambos com perspectiva estável. O rebaixamento representa uma queda de dois níveis no sistema de classificação da agência.

A Moody’s lembra que o BNDES e a Caixa são controladas pelo governo e seu engajamento nas medidas para minimizar os efeitos da crise internacional tem resultado num “significativo aumento” nos empréstimos e nos ativos das instituições, mas também em “índices de capital mais magros”.

“Ao mesmo tempo, o governo tem exigido que BNDES e Caixa contribuam com um crescente montante de dividendos, enquanto repõe o capital do banco com injeções de capital não líquido. Esta prática tem resultado em níveis de capital relativamente baixos, que limitam a capacidade dos bancos de absorver perdas em situações de estresse, enfraquecendo sua posição de crédito”.

A estratégia de alto crescimento também introduz uma maior oscilação para os balanços do BNDES e da Caixa, bem como de seus resultados, afirmou a Moody’s.


De economia, jornal O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário