sexta-feira, 5 de abril de 2013

Rússia bloqueará carnes de Canadá e México a partir de 8 de abril


MOSCOU - A Rússia planeja banir as importações de carnes da maior parte dos fornecedores do Canadá e do México a partir de 8 de abril, em função de preocupações sobre o uso do aditivo ractopamina, disse nesta sexta-feira um porta-voz do serviço veterinário e fitossanitário do país.

"Mais de 50 por cento das empresas canadenses serão excluídas da lista de fornecedores", disse Alexei Alekseenko.

O país também planeja bloquear cerca de 80 por cento das importações de carnes do México também a partir de 8 de abril, disse a agência de notícias Interfax, citando o chefe do serviço veterinário, Sergei Dankvert.

Alekseenko disse que não poderia comentar sobre o bloqueio aos fornecedores mexicanos.

A Rússia, que baniu importações de carnes dos Estados Unidos, em fevereiro por conta de temores sobre aditivos, está atualmente importando carnes principalmente do Brasil e do Canadá, disse Alekseenko, em outra entrevista, no início da semana.

A ractopamina é utilizada como um estimulante de crescimento na engorda dos animais, e está proibida em alguns países por temores de que resíduos poderiam permanecer na carne e causar problemas de saúde, apesar de evidências científicas de que o aditivo é de uso seguro.


De Polina Devitt, agencia REUTERS BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário