terça-feira, 4 de junho de 2013

Brasil precisa de novos parceiros no comércio internacional

Para a CNI, o país corre o risco de perder mais espaço em seus mercados exportadores se não alterar sua política externa.
Os recentes acordos que têm sido firmados entre economias de peso relevante no comércio mundial, e a ausência do Brasil nesses arranjos, tem preocupado a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A perda de competitividade da indústria brasileira, e a queda nas exportações de semi e manufaturados mostra que o país precisa dar mais atenção às negociações internacionais, pontua a CNI.
A balança comercial brasileira divulgada nesta segunda-feira (3/6) mostrou que, no acumulado do ano, temos o pior desempenho desde o início da série histórica, em 1993.
"O país corre o risco de perder mais espaço em seus mercados exportadores se não entrar no jogo mundial e buscar novas parcerias no comércio internacional", destaca a CNI, em nota.
Chile, Colômbia, México e Peru, que possuem 35% do PIB da América Latina, e 3% do comércio mundial, se uniram recentemente na Aliança do Pacífico.
Além disso, a CNI lembra que o Chile possui preferências tarifárias com 62 países, a Colômbia, com 60, o Peru, com 52, e o México, com 50, enquanto o Brasil tem apenas 22 acordos do tipo...

De relações externas, agência BRASIL ECONÔMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário