domingo, 7 de julho de 2013

Brasil foi alvo de espionagem dos EUA, diz O Globo

RIO DE JANEIRO - A Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês) monitorou as atividades telefônicas e os emails de empresas brasileiras e indivíduos na última década, como parte das atividades norte-americanas de espionagem, informou o jornal O Globo neste domingo, citando documentos fornecidos pelo fugitivo Edward Snowden, ex-funcionário de inteligência da NSA.


O jornal não revelou o volume de informações monitorado pelos computadores e pelos funcionários da inteligência da NSA. A reportagem de O Globo, apontou que o Brasil foi o segundo país mais espionado das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos no número de transmissões interceptadas.

O Brasil era um país prioritário para a vigilância de comunicações da NSA ao lado de China, Rússia, Irã e Paquistão, disse o jornal.

No período de 10 anos, a NSA interceptou 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens nos Estados Unidos, e em seguida usaram computadores para analisar os dados a fim de detectar sinais de atividade suspeita, disse O Globo. Nos Estados Unidos, a NSA usou mandados legais, mas secretos, para obrigar empresas de comunicação a entregar as informações sobre as ligações e os emails para análise.

Parte do acesso às comunicações brasileiras foi obtido por meio de empresas norte-americanas parceiras de companhias brasileiras de telecomunicações, relatou o jornal sem revelar os nomes das empresas.

A reportagem de O Globo foi escrito por Greenwald, Roberto Kaz e José Casado. Greenwald, que trabalha para o jornal britânico The Guardian e mora no Rio de Janeiro, foi o primeiro jornalista a revelar os documentos sigilosos fornecidos por Snowden, salientando a extensão da atividade de monitoramento de comunicações dos EUA no país e no exterior.

Após fornecer as informações para Greenwald, Snowden fugiu dos Estados Unidos para Hong Kong e foi visto mais recentemente na área de trânsito do aeroporto de Moscou.

O passaporte norte-americano de Snowden foi cancelado. O ex-agente fez pedidos de asilo a vários países, incluindo Equador, Venezuela e Bolívia. Três países Bolívia, Venezuela e Nicarágua se ofereceram para dar asilo a Snowden.



De Jeb Blount, REUTERS BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário