quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O mistério do último tuíte do Charlie Hebdo antes do ataque



A última postagem no Twitter feita pela revista satírica francesa Charlie Hebdo (@Charlie_Hebdo_) antes do ataque que matou 12 pessoas e deixou várias outras gravemente feridas se transformou em motivo de especulação na imprensa internacional.

O tuíte mostra uma charge do líder do grupo autodenominado Estado Islâmico, Abu Bkr al-Baghdadi e também uma frase misteriosa escrita no desenho: "Felicidades. Para você também, Al-Baghdadi". Na charge, al-Baghdadi é mostrado respondendo: "E principalmente boa saúde".

O tuíte tem como data e hora da publicação quarta-feira pela manhã, horário de Paris.

Mas não se sabe se foi enviado antes ou logo depois do começo do ataque contra o escritório da revista. O que se sabe é que foi postado antes de a notícia do ataque ser divulgada.

A edição impressa da Charlie Hebdo desta semana inclui uma charge com a manchete: "Não ocorreram ataques na França", mas um personagem usando um turbante e com um fuzil Kalashnikov nas costas afirma: "Espere - ainda temos até o fim de janeiro para desejar nossos melhores votos."Muitos especulam se o ataque estava relacionado de alguma forma com essa imagem. Na verdade, a charge não parece ter sido usada antes pela revista, mas também parece dar continuidade a um tema.

Na França é tradição desejar um feliz Ano Novo até o fim de janeiro...

De redação, BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário