quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Eduardo Cunha derrota PT e aprova comissão especial para reforma política



BRASÍLIA - O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) venceu o primeiro embate contra o PT e, com a base que ajudou a elegê-lo para a Presidência da Câmara, além do apoio da oposição, conseguiu na noite desta terça-feira garantir a criação de uma comissão especial para a apreciação de uma reforma política.

A disputa entre PT e PMDB na eleição para a presidência da Câmara foi transportada para o plenário da Casa, na discussão da proposta. Diante da decisão de Eduardo Cunha de acelerar a criação de uma comissão especial de uma emenda constitucional de reforma política em plenário, o PT partiu para a obstrução com o apoio de partidos como PCdoB, PRB, PV e PSOL, entre outros. Mais tarde, isolado na obstrução, somente depois das 23h, o PT decidiu recuar.
...

A PEC da reforma política estava parada, há mais de um ano, na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, por obstrução do PT. A PEC contraria o modelo defendido pelo partido. O principal ponto de divergência é quanto ao financiamento de campanha. O PT defende o fim das doações de empresas privadas. A proposta quer incluir essa fonte de contribuição financeira na Constituição, no momento em que a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal já votou pela proibição das doações de empresas. O placar está 6 a 1 e ainda faltam os votos de quatro magistrados...

De Isabel Braga e Júnia Gama, O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário