domingo, 13 de dezembro de 2015

Acordo climático global sela rompimento com combustíveis fósseis


PARIS - Embaixadores globais do clima fecharam um acordo marcante neste sábado, estabelecendo o curso para uma transformação "histórica" da economia baseada no combustível fóssil do mundo dentro de algumas décadas, em uma tentativa de deter o aquecimento global.

No final do ano mais quente já registrado e após quatro anos de negociações tensas ONU muitas vezes opondo os interesses dos países ricos contra pobres, ilhas ameaçadas contra potências econômicas, o chanceler francês Laurent Fabius levou apenas alguns minutos para declarar o pacto adotado para os aplausos de pé e assobios de delegados de quase 200 nações.

Aclamado como o primeiro acordo verdadeiramente global sobre o clima, comprometendo países ricos e pobres a frear aumento das emissões responsáveis ​​pelo aquecimento do planeta, que define uma meta abrangente de longo prazo de eliminar a produção de gás de efeito estufa pelo homem neste século.

O acordo também cria um sistema para encorajar países a intensificar esforços nacionais voluntários para reduzir as emissões, e oferece bilhões de dólares para mais ajudar nações pobres a lidar com a transição para uma economia mais 'verde'...

De Emmanuel Jarry, Bate Felix, Lesley Wroughton, Nina Chestney, Richard Valdmanis, Valerie Volcovici, Bruce Wallace e David Stanway, REUTERS BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário