terça-feira, 30 de agosto de 2011

TRE cassa os mandatos do prefeito e vice de Ararendá

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou, durante votação unânime, ontem, os mandatos do prefeito e do vice do Município de Ararendá, José Adriano Paiva de Aguiar e Almir Saraiva de Sousa. Por conta disso, a Corte determinou também a realização de novas eleições municipais naquela cidade, porém ainda cabem recursos contra as decisões.

Os dois gestores foram acusados de abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. Dessa forma, o Tribunal determinou também que a presidente da Câmara Municipal de Ararendá, vereadora Francisca das Chagas Hora, deve assumir interinamente a Prefeitura do local.

Além disso, o Município de Independência, localizado nos sertões de Crateús, a 310km da Capital, vive situação semelhante. O prefeito José Valdi Coutinho foi afastado pela Justiça e a cidade mantém-se sem gestor desde o dia 19 de agosto, quando o juiz da Comarca de Independência, César Morel Alcântara, determinado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ), anunciou a decisão.

Valdi Coutinho é acusado pelo Ministério Público Estadual de se apropriar de bens públicos e desviar verbas da Prefeitura de Independência no período de 1997 a 2000, quando foi prefeito pela primeira vez.

Notificação
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Independência, Francisco Geraldo, o vice-prefeito Bezaliel Pedrosa ainda não foi empossado porque a Casa não recebeu notificação da Justiça acerca do caso. "O prefeito Valdi está afastado e o Município legalmente está sem prefeito. A Câmara empossará o vice assim que a Justiça determinar", afirma o parlamentar.



Por Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário