sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Teodoro pede apoio para audiência que discutirá criação de universidades

O deputado Professor Teodoro (PSDB) fez pronunciamento nesta sexta-feira (02/09) para pedir apoio dos demais parlamentares ao requerimento de sua autoria, subscrito também pela deputada Mirian Sobreira (PSDB). O documento solicita a realização de audiência pública, tendo como tema a educação. O evento irá discutir a implantação de universidades públicas no Ceará, com a presença do ministro da Educação Fernando Haddad, em data ainda a ser estabelecida.

O parlamentar frisou que o Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNE) está prevendo inserir pelo menos 30% de todos os jovens do País em uma unidade de nível superior, até 2020. Segundo ele, o Ceará ainda carece de instituições federais, mesmo após o anúncio da implantação da Universidade Federal do Cariri, por conta do seu contingente populacional e pelos baixos índices de desenvolvimento humano em diversas regiões do Estado.

Teodoro explicou que apenas 33% das metas previstas para a educação foram alcançadas, havendo a necessidade de se acelerar o processo de criação de unidades de ensino superior. O parlamentar destacou também a importância do fator educacional para o desenvolvimento do País. “Sabemos que nos países desenvolvidos 60% da população possui educação de nível superior”, frisou.

Teodoro explicou ainda que há necessidade de uma maior distribuição das instituições federais pelo Nordeste, em relação aos estados do Sudeste e Sul. Ele observou que no Ceará há apenas a Universidade Federal do Ceará, a Unilab e agora a Universidade Federal do Cariri. Além das unidades federais, existem ainda a Urca, a UVA e a Uece, e a Unifor, que é privada, além de 46 unidades isoladas do ensino. “A expansão é bem vinda. A audiência tem também o intuito de indicar os locais estratégicos para a implantação das futuras universidades”, avisou.

Segundo o tucano, no Ceará ainda tem muita pobreza, a violência e desigualdades sociais nas áreas rurais e cidades, apesar dos grandes esforços do Governo. “Os desafios são de grandes proporções”, assinalou.

Em aparte, a deputada Mirian Sobreira (PSB) destacou que a audiência pública será de grande importância, no momento em que se implanta campus em Barbalha, Crato, Brejo Santo e Icó. “A comunidade precisa discutir quais os melhores lugares e municípios mais aptos e abrangência populacional, para a construção de novas universidades”, afirmou a deputada.

Por ALE-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário