segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Com cerimônia simples, Obama toma posse do seu segundo mandato



WASHINGTON - Em menos de um minuto, o presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, iniciou neste domingo, 20, seu segundo e último mandato em uma cerimônia simples na Casa Branca. Na segunda-feira, 21, no Congresso, fará seu juramento público. Terminados os festejos na terça-feira, Obama terá o desafio de construir um melhor diálogo com a oposição republicana, para evitar o fracasso de seu segundo governo. Involuntariamente, dará a largada nas apostas para sua sucessão, na eleição de 2016.
Apenas a primeira-família, 12 convidados, um único assessor e o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, diante de quem jurou cumprir a Constituição, assistiram ao juramento de ontem, no Salão Azul da Casa Branca. Não houve discursos nem acessos ao público em frente da sede do governo americano. "Bom trabalho", disse a filha caçula, Sasha, de 11 anos, ao referir-se aos últimos quatro anos. "Sim, fiz bom trabalho", respondeu Obama, que não mais mais poderá concorrer à Presidência dos EUA.
O juramento do vice-presidente, Joe Biden, teve maior visibilidade e audiência de políticos e estrategistas de peso, entre os quais David Axelrod, a deputada Nancy Pelosy, líder democrata na Câmara, e a presidente do partido democrata, Debbie Schultz. Sua ambição de concorrer na eleição de 2016 foi reforçada no final da campanha de 2012 e, em seguida, nas missões especiais de finalizar a negociação do acordo tributário, no final de dezembro, e de compilar o pacote de controle de armas. Biden tem 70 anos. (...)

De Denise Chripim, Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário