sábado, 12 de janeiro de 2013

Militares franceses falham em regaste de refém na Somália


O ministro de Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, confirmou o fracasso da missão para resgatar um militar fracês mantido refém por um grupo islamita na Somália desde 2009. Agente do serviço de inteligência da França, Denis Allex foi capturado pelo grupo Al-Shabab. Le Drian afirmou que 'tudo indica' que o refém foi morto pelos sequestradores durante a operação. Também confirmou a morte de um soldado que participava da tentativa do resgate. Um outro militar está desaparecido. 
A missão ocorreu na cidade Bula Marir, a 120 quilômetros da capital Mogadíscio. Um oficial do governo somali afirmou que o ataque ocorreu durante a noite com o apoio de helicópteros. A ação também matou dezessete terroristas e dois civis.
O grupo Al-Shabab, ligado à Al-Qaeda, negou as informações do governo e afirma que Allex se encontrava “em um lugar seguro e longe do local onde ocorreu o ataque”. Os sequestradores farão um anúncio em breve sobre o destino do refém e prometem “consequências amargas” para a França. Além disso o grupo também afirma que capturou um soldado francês, o que Le Drian não confirma. Allex serviu de mensageiro de seus captores em duas oportunidades. Em 2010, foi filmado em um vídeo pedindo que a França retirasse o apoio ao governo somali e, em outubro de 2012, disse em uma gravação que o presidente François Hollande negociasse sua libertação.
No anúncio deste sábado, o governo disse que planejou e executou a operação de resgate tendo em vista as “condições desumanas em que se encontrava o refém e a intransigência dos captores terroristas”. Segundo a rede BBC, a operação está relacionada ao apoio militar que o governo francês está prestando, desde sexta-feira, ao governo de Mali para combater insurgentes islamistas nesse país. Há outros oito reféns franceses mantidos por grupos terroristas no norte da África.

De agência Reutersm, Revista VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário