quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Papa diz em audiência que renunciou livremente pelo bem da Igreja


Cidade do Vaticano, 13 fev (EFE).- O papa Bento XVI afirmou nesta quarta-feira que renunciou ao Pontificado "em plena liberdade pelo bem da Igreja".

O papa fez a declaração no início da audiência pública das quartas-feiras, em sua primeira aparição pública após anunciar que renunciará ao Pontificado em 28 de fevereiro, devido a sua idade avançada idade e a que não tem mais forças para exercer o cargo.

"Queridos irmãos e irmãs, como sabem, decidi renunciar ao Ministério que o Senhor me confiou em 19 de abril 2005. O fiz em plena liberdade para o bem da Igreja, após ter orado longamente e após examinar minha consciência perante Deus", disse o papa a cerca de dez mil fiéis que lotam a Sala Paulo VI do Vaticano.

O papa Ratzinger acrescentou que é "consciente da importância do fato, mas também consciente de não ser capaz de cunmprir o Ministério petrino com a força física e o espírito necessários".

"Me apoia e me ilumina a certeza de que a Igreja é de Cristo, o que nunca deixará faltar sua orientação e seu cuidado. Obrigada a todos pelo amor e a oração com que me acompanharam. Continuem orando pelo papa e pela Igreja", concluiu.

Os milhares de presentes responderam com uma grande ovação, ainda maior do que a que fizeram em sua chegada à Sala Paulo VI para a tradicional audiência das quartas-feiras.

O Pontífice entrou na sala às 10h44 locais (7h44 de Brasília), enquanto os fiéis aplaudiram de pé, disseram frases de carinho e exibiram bandeiras de vários países.

Bento XVI entrou sozinho, acompanhado a vários metros de distância por seu secretário pessoal e prefeito da Casa Pontifícia, Georg Gänswein.

Sorrindo, o bispo de Roma respondeu com as mãos ao carinho dos presentes, ao som de hinos católicos.

Imediatamente depois, leu o breve texto e iniciou a audiência, cuja catequese dedica à Quaresma, que começa nesta quarta-feira.


De agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário