quinta-feira, 21 de março de 2013

Brahma encerra operações na Venezuela


SÃO PAULO - A Brahma Venezuela, empresa brasileira que iniciou as atividades em 1995, informou que em 18 de março iniciou o processo para a interrupção das operações no país, diz matéria do jornal “El Mundo”, de Caracas.

A empresa indicou em carta que se encontra em uma situação inviável e não tem outra alternativa senão fechar a subsidiária.
“Chegamos  aqui depois de uma queda prolongada e sustentável das vendas de nossos produtos, que nos impediu, nos últimos anos, de realizar os investimentos necessários em nossa fábrica de Barquisimeto. A isto se junta o consistente crescimento de custos operacionais e um ambiente extremamente complexo para a indústria cervejeira”, diz a empresa no texto, segundo o “El Mundo.”
A Brahma Venezuela garantiu que “cumprirá todas as exigências que as leis venezuelanas estabelecem, especialmente e em primeiro lugar as que se referem os direitos trabalhistas dos funcionários.”
Posição oficial
A cervejaria confirmou o encerramento das atividades na Venezuela através de nota e não explicou as razões que motivaram a decisão nem o número de funcionários que serão demitidos.
Em 2010, a Ambev firmou uma aliança estratégica com a Cervercería Regional e, como resultado, detém uma participação minoritária da empresa.
Através dessa associação continuará presente na Venezuela por meio da comercialização dos seus produtos feita pela Cervercería Regional.
A cervejaria chegou à Venezuela em 1994, quando a Brahma adquiriu a Cervecera Nacional. Esta operação marcou o início da expansão internacional de Cervejaria Brahma. Cinco anos depois, em 1999, a Brahma se fundiu à concorrente Cervejaria Antartica, criando a Ambev, que detém cerca de 70% do mercado brasileiro de cervejas.



De Tatiane Bortolozi, jornal VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário