sábado, 20 de abril de 2013

Mantega: Brasil tem problema de inflação, embora esteja sob controle


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira que o Brasil tem um problema de inflação, embora ela esteja sob controle. “É preciso evitar que essa inflação contamine outros produtos que não mostram pressões inflacionárias. O Banco Central achou que precisava dar uma resposta”, afirmou o ministro, ao ser questionado sobre a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa Selic em 0,25 ponto percentual na quarta-feira. Primeiro, Mantega disse a medida não necessitava de comentários.
Mantega afirmou ainda que o aumento dos juros não vai afetar o investimento, hoje em forte recuperação, segundo ele. “O investimento depende de taxas de longo prazo, fundamentalmente da taxa do BNDES [TJLP], que é mais baixa. Quem quer investir no Brasil encontra taxa barata.” Para ele, a medida pode ajudar o investimento, por indicar que a estabilidade será mantida. “O governo não deixará haver um desequilíbrio monetário ou fiscal”, afirmou ele.
O ministro disse ainda que, no momento, os emergentes não têm como promover expansões monetárias, porque tendem a ter mais inflação, como fazem os países desenvolvidos como o Japão.
Mantega falou aos jornalistas em Washington, depois de participar de reuniões do G-20 e dos Brics durante a reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.


De Sergio Lamucci e Juliana Ennes, jornal VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário