quarta-feira, 3 de abril de 2013

Número de mortos pelas chuvas na Argentina chega a 54


Subiu para 54 o número de mortos por causa das fortes chuvas que atingiram a Argentina desde a última terça-feira (2). Em La Plata, capital da Província de Buenos Aires, as chuvas que atingiram a cidade na noite de terça e durante toda a madrugada desta quarta deixaram 46 mortos. A cidade de Buenos Aires registrou outras oito mortes.

O governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, não descartou que o número de vítimas em La Plata possa aumentar. "Os corpos foram, infelizmente, aparecendo conforme a água baixava", disse Scioli. Mais de 2.200 pessoas ficaram desabrigadas. Bombeiros, policiais e o Exército ainda trabalham no resgate dos sobreviventes.

Durante a tarde, a presidente Cristina Kirchner visitou a região. Ela foi de helicóptero à cidade vizinha de Tolosa, onde passou sua infância e agora vive sua mãe, Ofelia Wilhelm. A casa da família não foi atingida, mas o quarteirão onde ela mora foi ocupado pela água.

Cristina assegurou que as medidas de segurança serão reforçadas nas áreas mais afetadas pelas inundações. Ela disse ainda que o governador Scioli anunciará apoio financeiro para as famílias que perderam bens materiais.

Segundo o jornal "Clarín", enquanto Cristina estava na região, centenas de pessoas saquearam um supermercado. A presidente visitou desabrigados e foi recebida com mensagens intercaladas de apoio e condenação pelo desastre entre a curta caminhada.

Scioli disse que a tempestade em La Plata, que acumulou mais de 300 milímetros em poucos mais de três horas, surpreendeu os moradores. "As pessoas se refugiaram em telhados e árvores, mas muitas não chegaram a tempo". As águas inundaram metade da cidade, e em alguns pontos alcançaram dois metros de altura.

Com a situação crítica, as autoridades decretaram feriado nos estabelecimentos públicos e educacionais de La Plata, uma cidade industrial e comercial que abriga uma universidade estatal frequentada por diversos alunos de outros países latino-americanos.

Os Serviços Meteorológicos preveem fortes chuvas para os próximos dias na Província de Buenos Aires, o que pode provocar mais enchentes na região. La Plata tem cerca de 900 mil habitantes e fica a 50 km de Buenos Aires.


De jornal FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário