sábado, 20 de abril de 2013

Prodi renuncia a candidatura à presidência da Itália, ex-primeiro ministro não conseguiu maioria na quarta votação desta sexta-feira


O ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, retirou sua candidatura à Presidência da Itália após não ter conseguido maioria na quarta votação realizada hoje. 
"Hoje me ofereceram um trabalho que muito me honrou, mesmo não fazendo parte dos meus planos de vida. Agradeço àqueles que me julgaram digno desta posição. O resultado da votação e a dinâmica que está por trás dele me levaram a concluir que não há mais condições. Retorno serenamente aos planos feitos para minha vida", disse, em sua renúncia. 
Prodi foi escolhido para substituir o sindicalista Franco Marini como candidatodo Partido Democrata (PD), de Pier Luigi Bersani. 
O Povo da Liberdade (PDL), bancada do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, no entanto, comunicou sua forte oposição para ao ex-candidato, que foi adversário de Berlusconi em duas eleições gerais, em 1996 e em 2006, ganhando em ambos os pleitos. 
Após três eleições onde era necessário o mínimo de dois terços dos votos, a quarta eleição foi a primeira onde era suficiente a maioria simples de 50% dos votos mais um.


De agência ANSA, jornal DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário