segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

“FT” questiona se novo premiê da Grécia agirá como Lula ou Chávez



SÃO PAULO - O líder do partido de esquerda Syriza, Alexis Tsipras, assumiu nesta segunda-feira como primeiro-ministro da Grécia, após vencer as eleições de ontem. Em texto publicado hoje no site do “Financial Times”, o colunista Tony Barber questiona se Tsipras atuará como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou como o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Na opinião do articulista, o líder grego fez campanha em alguns momentos como um radical, mas poderia vir a governar como um pragmático.

Barber compara o cenário atual com o de 1981 na política grega, quando o líder do Partido Socialista (Pasok), Andreas Papandreou, chegou ao poder. Uma diferença importante, segundo o colunista, é que em 1981 Papandreou tinha mais margem de manobra para ser independente, enquanto agora os gregos estão mais endividados, com uma dívida pública que representa 175% da produção econômica nacional.

O colunista do “FT” diz que a questão mais importante agora, e para a qual ainda não há resposta, é se Tsipras poderá se portar como um moderado no poder, desejando fechar acordos com os credores. Nos três anos até chegar ao poder, Tsipras ficou em alguns momentos próximo da retórica de Chávez, segundo o colunista, e em outros do pragmatismo de Lula. Segundo Barber, talvez a previsão mais segura agora é que, diferentemente de Papandreou, Tsipras dificilmente conseguirá ficar oito anos consecutivos no poder.

De agências internacionais, VALOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário