segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Petistas pedem a bênção de Lula para reforma política



Lula recebeu no seu Instituto de Cidania, espécie de gabinete paralelo da República, um grupo de quatro deputados federais do PT.
Entre eles, o líder do partido na Câmara, Paulo Teixeira (SP); e o relator do projeto de reforma política, Henrique Fontana (SP).
Informado sobre o teor da proposta relatada por Fontana, Lula abençoou o texto. Vai se dedicar, agora, a convencer outras legendas a votar a favor.
Na sexta (16), o ex-soberano receberá líderes do PDT, PSB e PC do B. Em data a ser marcada, vai à mesa com mandachuvas do PMDB.
O miolo do texto inclui a tese-mãe defendida pelo PT: o financiamento público das campanhas eleitorais.
Inclui também uma versão atenuada de outra tese cara ao petismo: o voto em lista. Para facilitar a aprovação, a proposta sugere um modelo misto.
Uma parte dos candidatos seria escolhida pela caciquia das legendas. O eleitor vota na legenda e elege os nomes mais bem postos na lista.
Outra parte iria às urnas no modelo proporcional que vigora hoje. O eleitor vota em Tiririca (PR) e ajuda a eleger Protógenes Queiroz (PCdoB), da mesma coligação.
Quer dizer: a pretexto de atenuar a resistência de outros partidos ao voto em lista, o PT sugere a adoção de um sistema Frankeinstein.

Por Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário