sexta-feira, 15 de março de 2013

Inflação baixa na zona do euro abre espaço para BCE cortar taxa de juros


BRUXELAS - Uma desaceleração nas pressões dos preços de alimentos em fevereiro levou a inflação da zona do euro para o menor nível desde meados de 2010, e o crescimento modesto dos salários no final de 2012 ampliou os sinais de que o Banco Central Europeu (BCE) tem espaço para um corte da taxa de juros.
A inflação ao consumidor anual nos 17 países que compartilham o euro atingiu 1,8 por cento em fevereiro, informou nesta sexta-feira a agência de estatísticas da UE, Eurostat, confirmando seu número preliminar de 1o de março.
O número ficou em linha com a expectativa de economistas consultados pela Reuters e está dentro da meta do BCE de abaixo mas próximo de 2 por cento.
Com a ajuda de uma queda na inflação dos preços ao consumidor de alimentos, álcool e tabaco em fevereiro ante janeiro, assim como uma pressão menor em serviços, a inflação da zona do euro atingiu o menor nível desde agosto de 2010, quando foi de 1,6 por cento.
Somado a um aumento salarial bastante modesto no quarto trimestre de 2012, os dados de inflação destacam a fraqueza da economia da zona do euro e uma crescente expectativa entre investidores e economistas de que o BCE cortará a taxa de juros de novo este ano, depois de tê-la mantido em 0,75 por cento na reunião de 7 de março.
Os custos de trabalho por hora na zona do euro cresceram 1,3 por cento em geral nos últimos três meses de 2012, comparado com o mesmo período de 2011. Os salários por hora subiram 1,4 por cento. Esses aumentos foram menos da metade do nível visto no início de 2009.

De Robi Emmott, agência REUTERS BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário