sábado, 18 de maio de 2013

Tóquio fecha em seu maior nível desde dezembro de 2007


O índice Nikkei subiu 0,7% e terminou o pregão com 15.138,12 pontos, graças a empresas do setor financeiro


As ações na bolsa de Tóquio (Japão) fecharam em terreno positivo nesta sexta-feira, uma vez que as expectativas de crescimento doméstico puxaram empresas do setor financeiro para cima, levando o índice Nikkei ao maior nível em cinco anos e meio. O índice Nikkei subiu 0,7% e terminou o pregão com 15.138,12 pontos, após a perda de 0,4% na sessão anterior. O nível de fechamento foi o mais alto desde dezembro de 2007. O volume de negócios foi sólido, totalizando 4,41 bilhões de ações sob o valor de 3,4 trilhões de ienes.

O índice abriu em baixa depois que as ações em Wall Street (bolsas americanas) caíram nesta quinta-feira com novas preocupações de que o Federal Reserve (banco central americano) pode reduzir seus esforços para estimular o crescimento. Mas a onda de compras logo apareceu tendo em vista que as expectativas sobre as políticas econômicas do governo japonês permanecem intactas. 

O Japão tem sido criticado por diversos países, após o banco central adotar no início de abril um ousado plano de relaxamento monetário para combater a deflação, mas que provocou uma forte desvalorização do iene. Contudo, desde a chegada do primeiro-ministro Shinzo Abe, as medidas do governo enfraqueceram o iene e ajudaram a economia a crescer...



De finanças, revista VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário